Gravação de guitarra em linha - Dicas e coisas à se evitar
Por isso, resolvemos passar para você o pouco de conhecimento que temos com gravação de guitarras em linha.
Quem nos acompanha há mais tempo, sabe que estamos aprendendo juntos aqui, e a cada dia temos descoberto coisas novas. E queremos que você aprendam e nós queremos aprender com vocês também, pois cada vez que passamos o conhecimento que temos nos vamos somando mais conhecimento em nossas vidas.
Mas, deixemos de papo e vamos ao que interessa.
O que é gravação em linha?
Quando plugamos um instrumentos diretamente na interface ou plugamos numa direct box ou pedaleira e depois enviamos a saída dela para a internet ou mesmo para o computador, isso é gravar em linha.
Existe também a gravação que se usa um amplificador e, com a guitarra plugada nele, o som é captado, do amplificador, por um microfone dinâmico ou condensador, ou ambos. Dela iremos falar em uma postagem em outro dia.
A gravação em linha tem suas vantagens, uma delas é o baixo custo de se fazer uma gravação desse tipo. E, com um bom instrumento, um ótimo músico e uma boa interface de áudio, você consegue tirar um som legal.
O que é preciso para gravar guitarra em linha?
Você vai precisar somente de 5 coisas: guitarra, pedaleira, computador, cabo P10 e interface de áudio (que é o recomendado), use um cabo de qualidade, pois assim como disse uma vez o produtor musical Denos Zasnicoff, cada item fará a diferença na qualidade do som e o cabo é por onde passará ele até a interface ou computador.
Apesar de muitos fazerem isso, gravar diretamente no pc sem passar por uma interface de áudio, irá eliminar algumas características do som, pois a gravação será com baixa qualidade (mesmo que possa não ser percebido logo) e não é isso que queremos.
Gravando sua guitarra em linha
Como dito anteriormente, existem várias formas de fazer a gravação em linha da sua guitarra, umas mais em conta e outras que oferecem uma melhor qualidade sonora, seguem abaixo alguns exemplos em imagens
As interfas de áudio são, assim como os monitores de áudio (monitores de referência), itens importantíssimos num home studio ou stúdio. Nada mais eficiente do que plugar o cabo da sua guitarra na interface, tendo antes uma direct box para dar um tempero no som.
Esse é um pedal que muitos utilizam para fazer gravação de guitarras em linha, eles basicamente plugam a guitarra aqui e jogam a saída desse pedal para a entrada de linha da interface (lembre-se de deixai o phantom power DESLIGADO, se não você vai acabar queimando sua guitarra e tudo mais).
Opções econômicas para gravação em linha
;
Um boa opção para quem tem iPhone ou iPad. Basta plugar sua guitarra aqui e começar a gravar, depois poderá enviar esse som para o seu computador e mixar junto com os outros instrumentos.
A guitar link se popularizou nos últimos tempos, ela é uma interface exclusiva para gravação de instrumentos em linha. Uma interface de áudio simples e bastante eficaz, tive uma e me foi uma grande aliada por muitos anos. Ess daqui é uma Behringer, mas existe a opção genérica também, que muitos utilizam.
Simulando um amplificador com plugins
Não iremos abordar muito sobre este tema por agora, pois ele pede uma postagem exclusiva para isso. Mas iremos deixar dicas de dois bons plugins para quem quer um simulador de amplificador e efeitos: Amplitube e Guitar Rig.
Dicas essenciais para melhorar sua gravação
- Tenha sua guitarra afinada antes da gravação;
- Use cordas novas;
- Verifique se os cabos estão partidos ou com alguma coisa que possa provocar chiados;
- Mantenha sua guitarra sempre bem cuidada, leve num luthier para ver como está o braço, tarrachas, etc.
- Ensaie antes de gravar, assim você já fica dominando o solo ou acompanhamento e tem espaço para dar uma enfeitada no som;
- Use cabos bons, recomendo os cabos da Santo Ângelo, pois muitos utilizam e ninguém se queixou até agora, gosto muito deles.
- Dobrar a guitarra para obetr um som mais encorpada, ou seja, gravar duas vezes o mesmo solo ou acompanhamento, depois envia cada uma para um lado (L e R) no programa de gravação (DAW).
- Não se esqueça de verificar os equipamentos antes da gravação: interface, pedaleira, cabos, computador, etc.
Esperamos que tenham gostado, não se esqueçam de compartilhar e nos seguir nas redes sociais abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário
Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar sua opinião? Deixe seu comentário abaixo! :)