Gravação de guitarra com captação de amplificador
Na semana passada nós falamos sobre gravação de guitarra em linha, você pode conferir AQUI, e hoje iremos falar sobre gravação de guitarra com captação de amplificador, usando microfone dinâmico e microfone condensador.
Se quiser saber mais sobre microfones veja no nossa postagem sobre como escolher um microfone.
O que é microfonação de amplifiador? Ou microfonação de ampli?
A microfonação de amplificador ou, como muitos costumam chamar, microfonação de ampli é o ato de usar um ou mais microfones, sejam eles dinâmicos ou condensadores, para se captar o som de um amplificador de guitarra ou baixo, por exemplo. É a técnica mais utilizada em studios para gravação de guitarra e baixos.
Em geral são utilizados um microfone dinâmico apontando para um dos cantos de um amplificador ou um microfone condensador, ou mesmo os dois ao mesmo tempo, e esse som é enviado para a entrada da interface de áudio, veja foto abaixo:
Imagem: politusic.com
Como fazer uma microfonação de amplificador? Quais técnicas são usadas? E os microfones?
Tipos de microfones utilizados para microfonar um ampli
O microfone usado para microfonar um amplificador de guitarra ou de baixo pode ser um dinâmico ou condensador, depende do timbre que você deseja obter.
A maioria dos produtores musicais preferem usar um microfone dinâmico, pois ele ajuda a eliminar os sons do ambiente, já outros preferem usar um condensador juntamente com um dinâmico, para darem mais brilho e colorido a gravação.
Há quem use também 3, 4, 5 ou mais microfones, mas aí varia do que se quer obter e do que a música está pedindo e também do que a sua criatividade (e verba disponível) pede naquele momento.
Microfone dinâmico
A maioria dos produtores musicais preferem usar um microfone dinâmico, pois ele ajuda a eliminar os sons do ambiente, já outros preferem usar um condensador juntamente com um dinâmico, para darem mais brilho e colorido a gravação.
Microfone condensador
Há quem use também 3, 4, 5 ou mais microfones, mas aí varia do que se quer obter e do que a música está pedindo e também do que a sua criatividade (e verba disponível) pede naquele momento.
Técnicas de gravação
Existem muitas formas de se captar o som de um amplificador, pode-se posicionar o microfone no centro da caixa e obter um som mais grave, ou direcioná-lo para um dos cantos e ter um timbre mais rico em agudos, ou colocá-lo entre o centro e o canto e ter um som com bons médios-graves.
Outra técnica também usada, é colocar um microfone dinâmico direcionado para o meio da caixa e um condensador num dos cantos, assim você tem um som mais brilhante e encorpado, se juntar esse dois sons e enviar um para cada lado na gravação, gravando duas vezes, dá para se ter um estéreo bem legal, com duas tracks gravadas com o dinâmico no centro e duas com o condensador num dos cantos.
Outra técnica também usada, é colocar um microfone dinâmico direcionado para o meio da caixa e um condensador num dos cantos, assim você tem um som mais brilhante e encorpado, se juntar esse dois sons e enviar um para cada lado na gravação, gravando duas vezes, dá para se ter um estéreo bem legal, com duas tracks gravadas com o dinâmico no centro e duas com o condensador num dos cantos.
E invertendo a ordem, colocando o microfone condensador no centro e o dinâmico no canto (como na figura abaixo) dá para se ter um grave bem interessante.
Para quem quer dar um pouco de reverb no som da guitarra, de forma natural, poderá posicionar o microfone dinâmico no centro e um condensador um pouco afastado da caixa, para captar a ambiência da sala:
Uma técnica interessante para saber onde fica mais ou menso o meio da caixa de som é colocar duas linhas cruzadas, uma navertical e outra na orizontal, onde ficar a ligação dessas duas linhas será o meio da caixa, seja foto abaixo:
Não existe segredo, você precisa ir testando até encontrar um timbre que te agrede e que você sinta que vai encaixar bem com o restante da gravação ou com o estilo da música, ter um home stúdio é como ter um laboratório: você precisa fazer experimentos.
Links úteis:
Não deixem de conferir esse vídeo do Rafael Fusquisato sobre microfonação de amplificadores.
E esse outro do Brendan Duffey e Adriano Daga do Norcal Studios: AQUI.
No site da Sound a Sound existe uma postagem sobre microfonação, e lá você poderá ouvir os diferentes tipos de timbres que os caras conseguiram usando técnicas de microfonação variadas, dê uma conferida e escute o áudio de casa som captado: Guitar Amp Recording
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