O que é VST e VSTi?
O VST (Virtual Studio Technology) foi criado pela Steinberg, quando ela lançou o Cubase 3.02 e possibilitou trazer todo um arsenal de plugins para dentro do software de gravação (DAW), e ele é responsável por fazer a integração de plugins com o seu software de gravação.
Anos depois do lançamento do VST, esse sistema foi atualizado, permitindo agora fazer também a integração com dados midi, sendo possível recriar sons de piano, bateria, guitarra, violino e demais instrumentos, assim surgia o chamado VSTi (Virtual Studio Technology Instrument).
Tanto o VST quanto o VSTi precisam de um software de gravação para poderem atuar, ou seja, eles funcionam apenas dentro da sua DAW.
Sobre a instalação de VST e VSTi
Grande parte dos plugins VST e VSTi são compostos por um arquivo de extensão “.dll”, onde você só precisa copiar e colar esse arquivo para dentro da pasta VST do seu computador, alguns softwares de gravação (DAW) que aceitam “dll” são o Reaper, Nuendo, o próprio Cubase, FL Studio, entre outros. Depois que você colar a dll na pasta, basta reiniciar seu programa de gravação ele reconhecer o novo plugin VST instalado.
Já os VST’s e VSTi’s maiores exigem que você faça a instalação de um arquivo executável. Mas, geralmente, a instalação é bem simples.
Finalizando
Em resumo, um VST é um plugin para ser usado dentro do seu software de gravação e pode ser um compressor, equalizador, reverd, delay, entre outros. Já o VSTi se trata de instrumentos virtuais, podendo ser uma bateria virtual, piano, saxofone, gaita, violino, guitarra, violão, entre tantos outros.
Aqui no blog nós temos diversos plugins VST e VSTi que você pode estar baixando gratuitamente e usando nas suas produções.
Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui abaixo que estaremos te respondendo assim que possível e esclarecendo sua dúvida.
0 comentários:
Postar um comentário
Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar sua opinião? Deixe seu comentário abaixo! :)