Our social:

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Como funciona um compressor de áudio

Imagem: 3D Music Home Studio



O compressor de áudio serve para comprimir o som, essa é a explicação mais simples e curta. Mas, indo mais a fundo, ele serve para evitar que o som áudio sofra com os picos, que muitas das vezes acontecem em alguns instrumentos ou mesmo na voz.

A primeira coisa a se fazer quando estiver pensando em usar um compressor é escutar trilha de áudio antes e ver se é mesmo necessário usar um compressor. Muitas das vezes o uso exagerado de compressão pode acabar estragando sua música.


Se você quiser, assista ao vídeo com as mesmas (e mais) explicações sobre compressor de áudio:




Vamos agora entender os parâmetros do compressor de áudio:


Threshold: ele é o teto do compressor, ou seja, determina o ponto em que o compressor vai começar a atuar. Abaixo do valor estabelecido nele o áudio não é modificado, mas quando passa disso o compressor é ativado.

Ratio: o fator, em outras palavras, o que determina o quanto de compressão o áudio vai sofrer. Caso você escolha um Threshold de -6db, por exemplo, e escolher um ratio de 2:1, isso quer dizer que sempre que o áudio passar 2db do valor estabelecido no threshold o ratio vai comprimir 1db a cada 1bd que passar,ou seja, deixará passar apenas 1db. Quanto maior o primeiro número do ratio, mas forte é a compressão.

Attack: serve basicamente para indicar a velocidade em que o compressor de áudio vai atuar depois que o sinal ultrapassar o valor estabelecido pelo threshold. Um attack mais rápido reduzirá o ganho do áudio quase que me imediato, uma attack mais lento irá reduzir o ganho de maneira mais demorada. No geral, é sempre bom não usar um attack muito rápido quando for comprimir algum instrumento ou voz, pois você pode acabar deixando o som opaco, sem vida.

Release: indica quando o compressor vai parar de atuar. Normalmente quando se deseja dar mais sustain a determinado instrumento como violão ou guitarra, usa-se um release mais demorado.


Existem outros parâmetros em compressores, mas esse daqui são os principais.

Em breve irei fazer mais alguns vídeos falando sobre equalizadores, gates, reverbs, dentre outros.


Imagem por: 3D Music Home Studio

0 comentários:

Postar um comentário

Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar sua opinião? Deixe seu comentário abaixo! :)