Our social:

domingo, 21 de agosto de 2016

13 dicas para melhorar suas mixagens (parte 01)


A mixagem é mais do que jogar um violão para a direita e outro para esquerda, por os graves no centro e colocar um reverbezinho na voz. É um processo que requer análise, organização e, acima de tudo, muito estudo para entender como não deixar o som embolado e conseguir encaixar cada instrumento na mix.

Por isso, nós separamos 13 dicas para que você possa melhorar suas mixagens (e já estava na hora de falar de mixagem, neh?).  Confira então a primeira parte.



1 - Organização do projeto


No Reaper, Cubase, Pro Tools, bem como na maioria das DAWs, você pode colorir as pistas ou mesmo inserir ícones nelas, assim fica mais fácil de saber quais são as tracks de back vocals, os canais da bateria, percussão, violão, guitarra, dentre outros.

Outra coisa que você pode fazer também é criar subgrupos ou pastas e inserir tracks específicas lá, como cada peça da bateria ou guitarras, os violões...


2 - Mixar com referência (s)

Muitas das vezes quando vou fazer uma mixagem uso algumas músicas como referência (Atenção! Referência não é cópia, tenha muito cuidado com isso!), podendo ser um bombo que achei legal ou mesmo a pegada de um baixo, ou até a execução de um solo de guitarra, e também o próprio cantor ou banda podem trazer suas referências para o estúdio: cds, mp3, vídeo clipe, etc.


03 - Faça a limpeza das trilhas

O nosso amigo Jorge Esteves já falou sobre isso num de seus vídeos sobre mixagem: O 1º Passo de uma mixagem - Limpeza . Esse na verdade, como dito por ele, deve ser o passo inicial de uma mixagem, fazer a edição de cada trilha, eliminando ruídos indesejáveis ou espaços que não hajam som, etc. Veja o vídeo e confira mais sobre o assunto.


04 - Mixe...descanse...mixe novamente


Sabe quando você termina uma mixagem e acha que está perfeita mas aí no outro dia parece que algo mudou? Já não está tão legal como antes? É que você passou tanto tempo trabalhando em determinada música que não deu um tempinho para seus ouvidos repousarem (e isso é muito importante para qualquer produtor musical ou técnico de som), assim seus ouvidos ficaram acostumados com o som e acabaram encobrindo possíveis falhas na sua mixagem.

O repouso de 24 é extremamente importante para que seu sistema auditivo volte a funcionar normalmente. Depois poderá retornar a mixagem, acredite, você obterá resultados significativos com isso.


05 - Conheça bem as ferramentas que vai usar!

É requisito básico saber dominar as ferramentas que se vai utilizar numa mixagem, sejam elas plugins ou mesmo equipamentos analógicos. Entender qual a função de cada botão, como usar um compressor, equalizador, limiter, dentre outros, é fundamental para se ter êxito nas suas mixagens. Breve faremos algumas postagens ensinando como funcionam cada uma dessas ferramentas e outras.


06 - Treine seus ouvidos!

Essa é a principal ferramenta de um técnico de áudio ou produtos musical: seus ouvidos. Saber quando o bumbo não está encaixando com o baixo, conseguir discernir que o violão está com médios sobrando, dentre outras coisas. Um vídeo legal para que você possa estar treinando isso é esse aqui: Como treinar os ouvidos para mixar.


07 - Tem certeza mesmo?

Um erro bastante comum de quem está iniciando no mundo das mixagens é querer usar "presets" ou mesmo saber como fulano de tal equalizou tal som porque quer fazer igual. É preciso entender que cada gravação é única, então não é possível usar a mesma equalização ou compressão, ou seja lá o que for, noutra mixagem. Mixar é uma arte e arte não se copia. É como querer que uma pessoa magra use a roupa de uma pessoa com mais massa corporal.

Vejamos um exemplo:

Imagine que você captou um violão modelo jumbo com cordas 0.09 (como sabemos esse tipo de violão possuí um som mais grave), daí "fulaninho" também fez uma gravação de violão que ficou o máximo e equalizou super bem, então você vai lá e pede a ele o preset do plugin que ele usou ou então pede para ele dizer como que equalizou  e usa isso na sua própria gravação de violão, sendo que o violão que "fulaninho" usou foi um modelo folk com cordas 0.11 (lembrando que isso é apenas um exemplo). 

O que vai acontecer é que, como a equalização que ele fez foi para deixar o som do violão mais encorpado e retirar frequências indesejáveis e acentuar algumas, ou seja, foi feito para uma trilha em específico, essas configurações que você usar na sua equalização vão fazer com que seu violão fique com um som estranho, já que elas NÃO FORAM FEITAS PARA SUA TRILHA. 
Isso vale tanto para equalizador como para compressor, gate, reverb, delay, limiter.

Vejamos outro exemplo:

Você fez a captação da sua bateria, gravou bumbo, caixa, esteira, chimbal, tons, etc.
Seu amigo também gravou e mixou a bateria dele e ficou show, daí ele sugere que você use os mesmos padrões que ele uso na equalização do bumbo dele (ou você pede para ele). O baterista é diferente, a pegada é diferente, a bateria é diferente, a sala é diferente...será que é mesmo viável usar a mesma configuração de equalizador que a do seu amigo? Será que é mesmo viável equalizar SEM ESCUTAR E ANALISAR  a sua trilha, mas apenas jogando uma equalização pronta?

Pode parecer difícil chegar num som bacana com sua mixagem, mas nada te deixa mais perto do som que deseja do que TREINAR constantemente. 
Baixe aqui multi tracks gratuitas para treinar mixagem e estude com afinco, nós temos também alguns livros bem legais na seção Apostilas para download aqui no blog, falando sobre mixagem.  Se ainda ficar com alguma dúvida pode deixar sua pergunta nos comentários abaixo, iremos responder no mais breve para te ajudar.



Espero que essas dicas tenham te ajudado. Veja aqui a segunda parte dessa postagem com dicas do engenheiro Steve Slate.


Bom final de semana!

Um comentário:

  1. Parabéns pelas dicas sempre ótimas!!! Estou iniciando um Home Studio... Valeuuu!

    ResponderExcluir

Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar sua opinião? Deixe seu comentário abaixo! :)