11 coisas que não podem faltar no seu Home Studio
Hoje listamos as 11 coisas que não podem faltar no seu home studio, são itens essenciais para quem quer gravar, mixar e até masterizar áudio com qualidade e sem perder a cabeça com: Ah! Mas tah faltando tal coisa! Sigam-me os bons!1. Computador
O centro de tudo, o cabra do nordeste, o cérebro do Home Studio (depois do produtor musical, claro).
É recomendado que se use um MAC, por ser mais estável, porém não há nada que impeda de usar um computador com Windows ou mesmo Linux (é um pouco difícil encontrar softwares para ele), uso um em meu home studio um computador com Windows e nunca me deu problemas na gravação, apenas deixe ele exclusivamente para suas produções, mixagens e demais coisas em home studio e mais nada.
2. Software de gravação (DAW)
O segundo item mais importante no home studio é o software de gravação ou DAW (Digital Áudio Workstation). Aqui fica ao seu critério (e bolso) escolher dentre as varias disponíveis: Cubase, Nuendo, Logic Pro, Pro Tools, Reaper, ACID Pro, dentre outras.
3. Interface de áudio
Sem ela as coisas não acontecem, a interface de áudio é onde o seu áudio será processado de analógico para digital. O bom mesmo é escolher uma interface que tenha ao menos 2 canais e que tenha phantom power para poder usar um microfone condensador (falaremos dele mais para frente).
Existem modelos USB e Firewire, as Firewires são melhores, pois transmitem as informações de forma mais rápida e precisa e também porque você pode usar a interface para somente a gravação, já a USB fica sendo usada para tudo no computador. Mas as interfaces de áudio USB são boas também, basta usá-las no computador somente para gravação, evitar usar o pc para acessar a internet (somente quando for baixar algum drive ou atualizar.
4. Monitores de áudio
Aqui a regra é: não economize nos monitores de áudio. Mas vou dar uma dica melhor: caso você não tenha dinheiro para comprar bons monitores de áudio agora, invista em ótimos headphones e vá usando eles até conseguir dinheiro para comprar monitores bons mais tarde. Marcas de monitores boas são: Yamaha, KRK, Mackie e Behringer (existem outras marcas, mas agora não consegui lembrar delas).
5. Microfone
Microfone condensador ou dinâmico? Isso depende do que você precisa.
Os microfones dinâmicos são usados para gravação de guitarra, baixo e peças de bateria, por exemplo. Mas, caso seu home studio não tenha uma boa acústica, vale a pena usar um Shure SM 57 para fazer gravação de vozes também.
Os microfones condensadores possuem um diafragma e um sistema interna que faz com que eles captem os sons com mais precisão, por isso que, para usá-los, você precisa de um isolamento acústico para evitar que capte sons desnecessários. Veja mais sobre microfones aqui: Microfones...como escolher?
6. Pop Filter
Evite os "pufs" quando o cantor for pronunciar: P, B, T, por exemplo. O Pop filter filtra esses sons "explosivos" na sua gravação. É um item super necessários para fazer uma boa gravação de voz quando se está usando um microfone condensador e, em muitos casos, com um dinâmico também, caso for gravar voz.
7. Plugins vst's: equalizador, compressor, gate, reverb, delay...
Em studio ou home studio, os plugins são necessários para muitas coisas: fazer equalização de voz ou violão, comprimir a voz, usar um gate no bumbo da bateria, criar uma ambiência na voz, dentre outras coisas.
8. Pedestal para microfone
Item importante para o microfone, o pedestal irá segurar o microfone, seja condensador o dinâmico, pois não é possível que o violonista toco e segure o microfone, por exemplo, além do que, mesmo que o cantor possa fazer isso terão muitos ruídos na gravação como: o deslizar da mão sobre o microfone, o movimento do microfone na mão do cantor, etc. É crucial ter um pedestal se você for fazer gravações.
9. Controlador midi/teclado controlador
Para quem vai trabalhar com samples ou instrumentos virtuais dentro da DAW é interessante ter um teclado controlador ou controlador midi (são a mesma coisa, so muda como cada um o chama).
Com ele você poderá controlar instrumentos virtuais como: piano, baixo, bateria, violino, guitarra, dentre outros, de maneira prática e mais humanizada, dando uma dinâmica letal na música, em vez de ficar horas e horas editando na pista midi (isso é muito cansativo se você for trabalhar com muitos vsti's na música.
10. Headphone
Você precisa ter um headphone, seja para monitorar durante a gravação ou memso para escutar a música durante a mixagem.
Caso use os headphones somente para a monitoração (escutar enquanto grava) não precisa investir muito.
Agora se for usar os headphones para mixagem, escolha um que tenha boa faixa de frequência e que seja de uma boa marca como os da AKG por exemplo.
11. Cabos
Como o som do microfone vai para a interface sem eles? Como o som da interface vai para os monitores de áudio sem eles? Com a ajuda dos cabos!
Você precisa de bons cabos para microfone condensador:
- Cabo XLR balanceado (esse da foto acima).
- Cabo XLR balanceado (esse da foto acima).
- Bons cabos para guitarra/baixo: cabo p10 ou também cabo XLR (dependendo da saída dos seus instrumentos)
- Cabos RCA: caso sua interface possua saída RCA para os monitores. Caso seja p10, então compre dois cabos p10. Uma marca de cabos que sempre recomendamos aqui é a Santo Ângelo.
Então pessoal, foi isso ai. Certo que existem muitos outros itens para se ter num home studio, mas esse aqui são os principais. Depois vem o itens de tratamento e isolamento acústico, equipamentos analógicos, mas isso varia de gosto, bolso e necessidade de cada um. Com esses itens citados aqui você já consegue fazer um bom trabalho no seu home studio.
Até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário
Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar sua opinião? Deixe seu comentário abaixo! :)