Our social:

sábado, 3 de janeiro de 2015

Dicas de produção musical em 2015


Fala pessoal! Um feliz 2015 á todos os leitores do blog! Como primeira postagem do blog vou dar algumas dicas de produção musical, sobre equipamentos, softwares e simplesmente projetos.
Então vamos lá!

Dica Nº 1 - Para se fazer uma produção, seja ela de suas músicas, da sua banda, etc é necessário antes se fazer um planejamento: que instrumentos vai ter na música, solos, introdução, arranjos na música, quantas vozes, vai ter back vocals, quando entra a bateria, vai ter bateria, pretende fazer uma produção acústica, vai gravar somente voz e violão.

Dica Nº 2 - Depois de tudo já planejado faça uma gravação guia, que vai te servir como base. Nessa hora é de extrema importância usar um metrônomo (em qualquer software de gravação é possível se ativar o metrônomo), com ele você vai gravar a guia no tempo correto e quando for usa-lá para gravar os instrumentos que já farão parte da música não vai ter dor de cabeça com notas fora de tempo e compasso.

Dica Nº 3 - Antes de sair gravando é preciso abrir sua DAW (software de gravação) e criar um novo projeto, nele você vai por o título do projeto adicionar as trilhas e salvar. Lembre-se sempre de salvar cada etapa da sua produção. (salvar, salvar como...) e quando gravar cada instrumento é legal por o nome em cada pista de áudio ao invés de: Track 1, Audio 001, ai quando você for mixar ou editar vai demorar ate saber onde esta a track do baixo, bateria etc.

Dica Nº 4 - Outra dica muito bacana é ordenar cada pista de áudio, um exemplo que muitos fazem é: primeiro a bateria, depois percussões, o baixo, o piano, as guitarras, os violões, os backs e por último o vocal. Fica mais ou menos assim:  
Clique na imagem para ampliar


Dica Nº 5 - Comece gravando o instrumento base usando a gravação guia e com o metrônomo ligado no tempo escolhido para a música, alguns começam com a bateria outros com o baixo, ai você quem decide, eu particularmente começo com a bateria. Usando a guia que gravamos anteriormente e com o metrônomo ligado. Aqui você poderá gravar a bateria usando microfones ou também poderá um VST de bateria como o Ezdrummer, Addictive Drums, Superior Drum, etc

Dica Nº 6 - Se não tiver grana para ter uma boa acústica agora, opte por gravar em lugares sem muito baralho, pra mim o melhor horário para gravar é a noite, pois tenho mais tranquilidade e menos barulhos de carros, pessoas falando, etc
Algumas pessoas fazem muitas coisas para conseguirem um som seco, uma delas é usar lençois nas paredes e fazer tipo uma cabana para retirar o excesso de reverb da sala e um pouco do barulho, e acreditem, funciona sim!

Dica Nº 7 - As coisas mais importantes a serem compradas para começar um home studio são: interface de áudio e monitores de referência. Com esses dois equipamentos com ao menos boa qualidade você já estará bem preparado.
Se você vai gravar somente voz, violão, baixo, guitarra e a bateria var ser em VST uma interface de 2 canais já esta perfeita para você. Agora se pretende gravar a bateria real opte por uma interface de 8 canais ou mais.

Dica Nº 8 - Se vai gravar violão é bom ter um microfone condensador, tenho uma postagem aqui mesmo no blog onde falo sobre os diversos tipos de microfones e suas funções. Microfones...como escolher?

Dica Nº 9 - Outra dica bacana é, sempre que for equalizar um som em vez de acentuar certas frequências, atenuar. Exemplo, se ver que esta faltando agudos no violão em vez de aumentá-los faça um corte nos graves. Isso deixa o som bem melhor.

Dica Nº 10 - Descanse seus ouvidos sempre depois de fazer uma mixagem, edição, masterização, etc. Você ficou ouvindo o mesmo som repetidamente e por isso seu sistema auditivo deve estar bastante cansado, por isso aconselho que descanse por pelo menos 2 dias depois que fez uma trabalho de audio, ainda mais se utilizou fones.

E como última dica, não listada, nunca desista se é isso que você gosta de fazer então siga em frente! Sabemos que o caminho do áudio e produção ainda é pouco acessível para muitos devido aos preços dos equipamentos, mas existem opções mais baratas e com qualidade ou que pelo menos podem te ajudar a não perder o ânimo de seguir nessa jornada.
Agradeço á todos que me acompanharam ate hoje.
 Desejo á todos muito sucesso e bons estudos, porque em 2015 esse blog vai ferver em conteúdo! ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar sua opinião? Deixe seu comentário abaixo! :)